quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ginástica Laboral, saúde para o corpo e a mente

Diminuir os problemas de saúde do empregado é sinônimo de aumento de produtividade com qualidade.


Chegou ao Brasil em 1973, porém foi nos últimos dois anos a ascensão da Ginástica Laboral. O ano de 2007 foi considerado o ano dela pela CONFEF (Conselho Federal de Educação Física). Consiste na realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, a fim de promover a saúde e evitar doenças ocupacionais ocasionadas por esforços repetitivos, além de evitar os impactos negativos decorrentes do sedentarismo.

A Ginástica Laboral é compreendida hoje, como a formação do hábito da prática lúdica da atividade física, para a melhora no relacionamento interpessoal e qualidade de vida. Ou seja, além do aspecto físico a ginástica é importante para o psicológico, evitando estresse, falta de concentração e problemas de socialização. A secretária, Lidiane Morais acredita que a Ginástica Laboral pode ser considerada, também, como descontração. “Inovadora é um momento de descontrair, além de melhorar o estress.”

A gerente administrativa Francisca Costa, aponta que as organizações estão preocupadas com o bem estar do funcionário e por esse motivo o aumento de corporações que possuem Ginástica Laboral. “Hoje em dia é necessário pensar na qualidade de vida dos nossos funcionários, assim evitamos descontentamento e melhoramos o ambiente de trabalho”. Francisca afirma que desde o início das atividades de ginástica em sua empresa, o índice de faltas diminui. “A diminuição do número de faltas por decorrência médica foi significativa, além da diminuição dos acidentes de trabalho.”

Com a grande procura de professores para aula de Ginástica Laboral, empresas se especializaram em educação e saúde no trabalho. É o caso da empresa Supporte, que existe há dez anos e é especializada em promover à saúde no ambiente de trabalho, segundo Andrea Silva Frangakis, coordenadora da empresa há dois anos, a Supporte possui diversos programas de promoção à saúde. “Possuímos uma série de serviços ligados à promoção da saúde, tais como, palestras, avaliações ergonômicas, eventos esportivos, eventos corporativos, como SIPATs, Fisioterapia, Nutrição etc.”

Andréa nos explica que há um planejamento específico para cada empresa, conforme a necessidade da mesma. “Após a venda do produto, ocorre uma avaliação cinesiológica da empresa e o planejamento é elaborado de acordo com as necessidades daquele público”.

Para Andréa os benefícios da ginástica são fundamentais ao trabalhador. “Além do ganho físico, ao participar da ginástica laboral o colaborador poderá adquirir maior conscientização corporal, entender como funciona seu corpo e principalmente entender que devemos mantê-lo saudável para que possamos executar nossas tarefas do dia-a-dia.”

A analista de contratos Suelen Schunk, pratica Ginástica Laboral e afirma que a ginástica permite a melhoria da rotina diária. “Pratico porque acho importante e me sinto mais disposta, melhora a qualidade e desempenho do trabalho no decorrer do dia, dando mais disposição para executar as atividades.”

É importante ressaltar que os benefícios da Ginástica Laboral vão além do ambiente de trabalho. O colaborar que a pratica, sente-se mais disposto nas atividades pessoais. No caso de Felipe Miranda, analista de licitações, a prática dos exercícios é feita fora do trabalho. “Aprendi os movimentos e sempre que necessito utilizo deste conhecimento.”

A ginástica deixou de ser apenas uma atividade física, passou a ser uma atividade de socialização e é de extrema importância a dedicação do ser humano à qualidade de vida e a Ginástica Laboral é uma das formas mais simples de elevar essa qualidade, permitindo cuidar do corpo e da mente no horário de trabalho.


Por Aline Silva

3 comentários:

  1. Olá Aline, me chamo Camila e no momento estou cursando a faculdade de educação física. Eu queria saber se você pode me ajudar com maneiras novas de se fazer a ginástica laboral. É para um seminário e, como nós já temos visão de como se faz a ginástica, ela não produz tanto efeito quanto para uma pessoa que não conheça. Se você poder me ajudar, manda pro meu email:camilakrvalho@hotmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. usei esse conteudo para elaborar um tarbalho escolar e mim serviu muito obg vlw msm!!!!

    ResponderExcluir
  3. amei esse conteudo seviu para aprimorar meu conhecimento pois pouco conhecia sobre ginastica laboral muito interessante

    ResponderExcluir